Você já ouviu falar que a cor branca é a mistura de todas as cores?
Como você acha que ocorre o arco íris?
Um arco íris é simplesmente a luz branca (onda eletromagnética) propagada pelo sol, que, ao passar por um meio como a água da chuva, sofre difração, e se divide em todas as outras cores existentes, pois cada uma possui um índice de refração diferente, ou seja, desviam-se em ângulos diferentes ao passar da água para o ar.
Foi assim que Isaac Newton descobriu que a cor branca poderia se dividir em todas as outras cores. Para isso, ele usou um prisma de vidro, colocou-o em posição estratégica para que a luz do sol incidisse diretamente em sua superfície, e observou a difração. Em seguida, ele colocou outro prisma de vidro na frente do primeiro, e observou o que acontecia. Pense no vídeo que você acabou de ver (Disco de Newton), o que você acha que Newton viu acontecer com a luz após ela passar no segundo prisma?
Sim, o que aconteceu foi que as cores, que antes se encontravam separadas, agora se uniam novamente, formando um feixe de luz branca. Assim, conclui-se que a luz branca possui diversas frequências que podem ser separadas em cores diferentes, e vice-versa.
Gráfico ilustrando a frequência de diversas ondas que estão presentes em nosso dia a dia, como ondas de rádio, ondas que nos permitem conversar com pessoas que estão à quilômetros de distância através do celular, ondas que são utilizadas nos exames de Raio X, e as ondas de luz que conseguimos enxergar.
- Fontes:
http://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/fismod/mod06/m_s06.html#exp04
Nenhum comentário:
Postar um comentário