sábado, 9 de fevereiro de 2013

Ondas Sonoras

Você já parou pra pensar em como funciona a nossa fala?

         É passagem do ar dos pulmões pela laringe, o que faz com que as cordas vocais existentes nela, vibrem e produzam o som da nossa fala. Então, esse som passa pela nossa boca e se espalha pela vibração de moléculas que transportam sua energia. Essa transmissão ocorre através do ar, das paredes, ou de qualquer objeto que esteja ao redor, isso, porque o som é uma onda mecânica, que como já vimos, necessita de matéria para se propagar. Mesmo que estejamos longe de nosso ouvinte, ou fora de seu campo de visão, é possível que ele escute o que dizemos dependendo da altura com que emitimos o som, pois esse, ao passar por nossa boca, se espalha por todo o ambiente (matéria).
Muitos ambientes como teatros, cinemas, anfiteatros, e etc, são construídos propriamente para que a propagação do som ocorra da maneira mais proveitosa e eficiente possível, para que mesmo que a fonte sonora esteja longe do ouvinte, o som chegue mais intensamente ao mesmo.



E durante uma tempestade? Você percebe que sempre vemos primeiro a luz emitida pelo raio, do que o som dos trovões? Isso acontece porque a luz viaja muito mais rápido que o som.





         Existem também, sons que nós, seres humanos, podemos ouvir/emitir e diversos animais não podem, e vice-versa. O que ocorre devido às diferentes frequências dos diversos sons e dos aparelhos auditivos e fonadores de cada animal.

        Aqui estão duas tabelas mostrando a frequência de sons que vários animais conseguem ouvir (saiba que o ser humano tem a capacidade de ouvir sons compreendidos de 20 à 20.000 Hertz).


Frequências sonoras ouvido pelo Homem e alguns animais
O ouvido humano ouve frequências compreendidas entre os 20 Hz (frequência mais grave) e os 20000 Hz (frequência mais aguda).Utilizando como referência a audição humana, chamamos infrasons aos sons de frequência inferior a 20 Hz. Apesar do homem não os poder ouvir, há animais (toupeira e elefante, por exemplo) que são capazes de os captar, conseguindo ouvir as ondas dos tremores de terra (poucos Hz). Da mesma forma, designamos ultrasons aos sons inaudíveis por terem frequência superior a 20000 Hz. Um cão ou um gato ouvem até aos 40000 Hz e um morcego até aos 160000 Hz.



  • Fontes:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/Ondas5.php
http://www.prof2000.pt/users/mrsd/8ano/Audicao.htm
http://www.cochlea.org/popups/po/gp/campo-auditivo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário