sábado, 9 de fevereiro de 2013

Reflexão e Refração


REFLEXÃO

      Quando uma onda encontra um obstáculo, sua propagação continua, porém, no sentido oposto. Sua velocidade, comprimento de onda e frequência continuam os mesmos.
O eco é um exemplo de onda sonora refletida. Para ouvirmos o eco, devemos estar à, no mínimo, 17 metros de distância do objeto que ocasionará a reflexão. E para que possamos perceber esse efeito, é preciso que o som recebido chegue até nós com uma diferença de, pelo menos, 0,1 segundo após o termos emitido.


REFRAÇÃO

Em contrapartida, uma onda que atravessa uma superfície de separação entre dois meios de características diferentes (consistência, densidade, etc), sofre mudanças em sua velocidade, seu ângulo de propagação e seu comprimento de onda. Mas sua frequência continuará a mesma.
  Quando ela passa de um meio menos denso para um meio mais denso, sua velocidade diminui, como, por exemplo, quando a luz do sol atravessa do ar para a água. Também podemos perceber este efeito quando colocamos um lápis em um copo d'água e olhando, ele parece "quebrado". Já de um meio mais denso para um meio menos denso, sua velocidade aumenta. Se os meios possuírem a mesma densidade, a velocidade não sofrerá mudanças.



  • Fontes:

http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/reflexao-refracao-difracao-das-ondas.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/reflexao-uma-onda.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mecanica-ondulatoria/refracao-de-ondas.php
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22269

Nenhum comentário:

Postar um comentário