Metodologia de ensino utilizada em uma aula de física
para o ensino fundamental
- Tema trabalhado: Ondas
O grupo responsável por esta metodologia é composto por:
• Mariane Schmidt da Silva
• Thais Lopes Hepal
Atualmente, a metodologia de ensino usada pela grande maioria dos professores tem deixado muito a desejar. Diversos motivos podem ser desencadeadores deste fato, como proposto por Bonadiman (2005). Entre estes motivos estão: a desvalorização do profissional, as condições precárias disponíveis em salas de aula, o distanciamento entre professor e aluno, o enfoque da física exageradamente relacionada à atemática, e, como diz Rosa (2005), o enfoque demasiado em exercícios voltados para o vestibular, que, no caso do ensino fundamental, é apenas em dar base para este aprendizado técnico. Este conjunto de fatores é a grande causa do desinteresse no educando.
O que deveria envolver uma forma de instigar o interesse pelo conhecimento, ensinar os alunos à pensar por si próprios, e a desenvolver suas próprias características culturais e sociais, vem seguindo uma lógica totalmente oposta. Isso limita a prática de ensino ao formalismo, onde o único objetivo é afogar o aluno em um grande mar de conteúdos previamente programados, que vão, somente, tornar estas crianças de ensino fundamental objetos para o mercado de trabalho, que possuam um pensamento técnico, que sejam alienadas, e logo, pouco críticas.
Quanto ao ensino-aprendizagem da própria Física também existem diversos problemas. A metodologia de tal disciplina tende a seguir a lógica tradicional, o que repele o aluno logo nos primeiros contatos com a mesma. Segundo Xavier (2005), há uma preconcepção de que seu conteúdo seria de difícil aprendizagem. Isso geralmente ocorre por causa dos próprios professores, os quais não são motivados à
despertar a curiosidade de seus alunos, o que poderia ser feito por meio de experimentos ou até mesmo apenas relacionando a disciplina com a realidade cotidiana do ser humano, já que a física é uma ciência experimental, de grande importância tecnológica e que pode ser aplicada em diversas situações envolvendo a própria natureza.
Para o devido aproveitamento do conteúdo de qualquer disciplina ministrada ao estudante, é necessário atrair o interesse do mesmo. O distanciamento professoraluno, principalmente, se tratando do ensino fundamental, acaba por trazer prejuízos no entendimento da matéria por estes estudantes. Isso acontece já que não há liberdade o suficiente para que o mesmo ultrapasse os limites da sala de aula
aplicando o conteúdo dado ao seu dia a dia. É importante não descartar ou desconstruir qualquer tipo de conhecimento acumulado que o aluno traga para a sala de aula, pois isso pode ajudá-lo a reconhecer o conteúdo programado e oferecido pelo professor e despertar seu interesse quanto à ele.
Levando em consideração tais informações, pretendemos utilizar métodos educacionais que visem atrair o aluno para que seu interesse no conteúdo reflita, não só no sucesso do aprendizado da disciplina com aplicação voltada para fins de aprovação acadêmica, como também para que ele saiba como é utilizado este conteúdo na prática. Além disso, o próprio comportamento de quem ministrará a aula
em sala, terá como objetivo a aproximação “professor-aluno”, a integração dos estudantes entre si, incentivá-los a pensarem sobre o conteúdo de forma prática e estimulá-los a questionar e argumentar quando acharem necessário. Buscamos desta forma, “romper” a comum passividade do educando em sala de aula.
Para o cumprimento de nossos objetivos nesta aula, adotaremos o esquema
seguinte:
- Almejamos em um primeiro momento, instigar a curiosidade do aluno quanto
ao conteúdo que será ministrado, fazendo experimentos simples (como ondas em uma
corda) e trazendo ao pensamento do aluno, através de imagens ou de perguntas sobre
o cotidiano, como este tema pode ser reconhecido no ambiente em que vivemos.
- Para ilustrar melhor a matéria dada, uma apresentação de slides, contendo
imagens representativas e um resumo sucinto organizado em tópicos, será utilizada.
- Empregaremos o quadro negro, o qual poderá tornar possível expressar
melhor alguns pontos da matéria.
- A matéria que apresentaremos em nossa aula consistirá, principalmente, da
parte conceitual relacionada à: Onde a presença de ondas é evidenciada (tanto
tecnologicamente, quanto na natureza), sua definição, classificações e partes (nó,
vale, crista, etc).Este conteúdo deve dar a base que o discente do ensino fundamental
deve receber para ingressar no ensino médio.
- Dois experimentos serão realizados em frente à classe durante a aula. Um
deles, muito simples, ilustrará como as ondas se comportam em uma corda. O outro
demonstrará como é a trajetória de uma onda, além de dar uma ideia sobre como a
Reflexão funciona (apesar de este tema não ser abordado teoricamente na aula,
julgamos que seja de grande importância a ilustração do fenômeno, já que isso poderá
facilitar a compreensão do aluno sobre o tema mais tarde).
Espera-se, assim, que o estudante saia da aula com o conteúdo explicado em
mente, sabendo relacioná-lo ao seu dia a dia.
- Referências Bibliográficas:
➢ XAVIER, J. C. Ensino de Física: presente e futuro. Atas do XV Simpósio
Nacional Ensino de Física, 2005.
➢ ROSA, W.C., Revista Electrónica de Enseñanza de lãs Ciências vol.4, Nº1,
2005.
➢ BONADIMAN, H., A aprendizagem é uma conquista pessoal do aluno. O
aluno como mediador, oferece condições favoráveis e necessárias para está
caminhada. UNIJUÌ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio
Grande do Sul, 2005.
➢ http://dmd2.webfactional.com/media/anais/ENSINO-DA-FISICA.pdf
- Acessado em 18/01/2013
➢ http://www.scientiaplena.org.br/sp_v4_044401.pdf
- Acessado em 18/01/2013
➢ http://www.profala.com/arteducesp174.htm
- Acessado em 03/01/2013
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