quinta-feira, 11 de abril de 2013

Auto Avaliação - Thais Lopes


     Com proposta de trabalho da matéria de PIPE 2, tive a oportunidade de conhecer melhor como é dar uma aula. Me juntei com a minha amiga Mariane S. S. para poder fazer esse trabalho. Nos dividimos de forma que ela administraria o site (que era uma das obrigações do trabalho) e  eu ministraria a aula. Tomamos essa decisão com base na facilidade de cada um : Mariane sabe escrever muito bem e eu sei falar com mais facilidade. Gostei muito de ter trabalhado com ela, não tivemos grandes dificuldades para achar o conteúdo da aula.  Mariane colocou todo o conteúdo selecionado da matéria no site de forma clara para qualquer estudante, além de caprichar no desing do blog.                                                                                                                                                  
     O que foi mais complicado, ao meu ver, foi ter de filtrar ainda mais o conteúdo do site para poder dar uma aula de 25 minutos (se não me engano) levando em consideração o que é adequado para as crianças do 7º ano . Tirando isso foi bem divertido treinar para as aulas, eu e a Mariane nos juntamos algumas vezes para ela poder me analisar e marcar o tempo. Todavia, mesmo com o treinamento, quando cheguei para dar a aula, fiquei um pouco nervosa e comecei a falar rápido (sem que eu percebesse) e infelizmente terminei antes do prazo. Fiquei magoada e errei no modo como me comportei quando ouvi as criticas porém só depois percebi que foi bom ter cometido tais erros para assim corrigir e me tornar uma professora melhor no futuro. 
   Ter dado essa aula me ajudou a amadurecer ainda mais ,além de me fazer ver que consigo prender a atenção das pessoas com o meu jeito de falar, o que é muito bom. Mariane e eu pensamos, após o final do trabalho, que seria melhor ter invertido as funções (eu faria o blog e ela administraria a aula), pois cada uma aprenderia a fazer o que mais tem dificuldade.

Auto Avaliação - Mariane Schmidt


     Fiquei responsável pela confecção do blog que deveria servir de material de apoio para a aula que foi ministrada pelo outro integrante do grupo. Desse modo, é pertinente fazer minha auto avaliação em relação ao conteúdo que foi dado na aula, pequena parte da organização dos slides, à organização da metodologia utilizada na aula, e criação do blog.
     Durante a criação do blog e da aula, fiquei preocupada com a pesquisa que eu teria que fazer para contemplar o tema que foi pedido (Ondas), já que o material deveria ser original e totalmente feito pelo responsável do blog. Assim, o tempo de pesquisa foi relativamente grande, para que eu pudesse obter e analisar qual conteúdo seria interessante colocar no blog. Me preocupou também se, o modo com que escrevi o conteúdo estaria compreensível, ou seja, a parte de transcrever o que entendi sobre nosso tema para o blog foi bem difícil de se executar. Tentei colocar uma grande quantidade de imagens para que a matéria ficasse mais fácil de entender, para que o responsável por dar a aula pudesse utilizá-las também, e para chamar mais a atenção dos alunos que viriam a usá-lo.
     Decidimos abranger principalmente a parte teórica do tema, por se tratar de alunos de 7º ano, que o aprenderiam mais profundamente no ensino médio, buscamos assim, introduzir os alunos no assunto para facilitar o aprendizado deles sobre o tema mais pra frente. Busquei utilizar muitos exemplos relacionados ao tema que são vistos no dia a dia dos alunos, como as aplicações de ondas.
     Foi difícil construir a aula em si, decidir quais temas seriam abordados, como traríamos o assunto Ondas para a vida cotidiana dos estudantes, se utilizaríamos experimentos, vídeos, slides ou outro meio. No fim, decidimos tratar apenas da parte teórica para facilitar o entendimento do aluno de ensino fundamental, utilizamos experimentos que achamos que poderiam acrescentar visualmente ao seu aprendizado, e utilizamos slides por ser um meio mais interativo e completo.
    Talvez o grupo devesse ter ensaiado um pouco mais para a execução da aula, pois quando ensaiamos, o tempo que foi utilizado para dar a aula, no ensaio foi de 25/30 minutos, porém, na hora da aula o tempo foi menor. Devíamos ter nos preparado para essa possibilidade levando um vídeo, ou outro modo para aplicar no resto da aula.
     Enfim, eu gostei muito do resultado do blog, apesar de hoje, achar que eu deveria ter reforçado mais o conteúdo. A experiência me acrescentou muito com relação à pesquisa que teve de ser feita, com a qual eu aprendi muito sobre como transcrever conceitos, pude ver que dar uma boa aula deve ser uma tarefa bem pensada, na qual se envolve muita pesquisa, dedicação e adequação de conteúdo.